Follow me:

Record Store Day 2016

O Record Store Day é um dia muito especial para os colecionadores de discos. Não apenas para os colecionadores, mas para todos aqueles que adoram música. A data foi criada para celebrar as lojas de discos espalhadas pelo mundo afora, com destaque para as lojas independentes. E claro, para propagar a cultura de comprar e colecionar discos. 😊

Todo ano um Ambassador (embaixador) é selecionado para auxiliar na divulgação da importância das record stores para os artistas e para aqueles que consomem música. A banda Metallica foi a escolhida desse ano. Confesso que achei o de 2015 mais interessante (Dave Grohl), ainda mais após ler a sua declaração.

I believe that the power of the record store to inspire is still alive and well, and that their importance to our next generation of musicians is crucial. Take an afternoon (and some hard earned lawn mowing money) and please support them. 

You never know, it might change your life forever, too.

Pode parecer bobeira, mas a música muda/mudou/mudará a vida de muita gente, como mudou a de Dave Grohl. E o simples ato de comprar um disco numa lojinha da esquina, pode mudar não só o seu dia com a descoberta de uma banda maravilhosa, mas também do dono da lojinha da esquina, que ganhou mais um cliente. Aqui no Brasil, infelizmente, não temos mais muitas lojas de discos. Depois do advento do cd, poucas lojas sobreviveram ao desesperado avanço tecnológico e os discos de vinil sumiram do mapa. Agora estamos acompanhando o renascer desse nicho, com feiras de discos sendo realizadas nas grandes capitais brasileiras, e algumas lojas apostando novamente nesse mercado.

Mas tudo tem dois lados e alguns pontos negativos estão desestimulando os colecionadores. Vários discos são reeditados e lançados especialmente para a ocasião, e por isso, há a prática de preços abusivos. Algumas pessoas lindas e maravilhosas compram os discos para revenda na internet. E, adivinhem, os preços são ainda piores no mundo cibernético. Quem coleciona e gosta da qualidade de áudio que o disco oferece, sofre bastante com o hype dos vinis. Esse assunto é cipoal, e se você quiser se aprofundar mais um pouco, indico esse artigo aqui.

Pudera eu estar na Europa ou nos Estados Unidos para celebrar esse dia tão legal! Ir na lojinha da esquina (ou na loja grandona) para comprar o Blue Screen Life do Pinback, ou alguns outros títulos com os quais tanto sonho. Música é uma constante na minha vida e eu sou grata por conhecer tantos artistas que me ajudaram a viver momentos horríveis e momentos maravilhosos. Lembro de cada música que me fez erguer a cabeça e seguir em frente, cada música que se tornou a minha melhor amiga. Eu vou começar a ser piegas, então é melhor finalizar o post por aqui. 😆

Você pode ver a minha pequena coleção no Discogs. Ainda falta atualizar, mas acredito que metade dela esteja ali. Também pode me acompanhar pelo Twitter e pelo Instagram (aliás, sempre posto uns discos por lá). Peço desculpas pelas fotos ruins, mas é o que tem pra hoje: três do Boards of Canada, o Bohren que minha irmã trouxe de Berlim e a Laninha (eu não gostava dela, mas um belo dia, me apaixonei perdidamente por).

Previous Post Next Post

6 Comments

  • Reply turquoise boy

    suas fotos são lindas.
    o rsd também.
    pena que sempre vai aparecer um ou outro tentando lucrar em cima do evento, não tem jeito.
    o que o pessoal não pode aceitar são esses preços abusivos. e se nos estados unidos já acontece, por aqui ainda é pior. qualquer disco empenado é “raridade” e os preços cada dia mais exorbitantes.

    April 14, 2016 at 10:07 pm
    • Reply Izzy

      Obrigada, turquoise boy! Mas como você sabe, e viu, sempre aparece alguém disposto a pagar mais do que o justo. O interessante é pesquisar antes de comprar, verificar quanto aquele disco vale realmente no mercado. Isso ajuda bastante também. : )

      April 17, 2016 at 12:09 pm
  • Reply Alê

    Nossa, nem sabia que existia esse dia. Sua coleção de discos é bem maior que a daqui de casa. Mas garanto que, apesar de não ser muito grande, foi escolhida com muito carinho. Bjs.

    April 15, 2016 at 1:39 pm
    • Reply Izzy

      Oi, Alê! Obrigada pelo comentário!
      Existe e é bem legal! : )
      Tenho certeza que tudo foi escolhido com muito carinho. A quantidade é só um detalhe. O tempo vai passando e, de repente, você não tem mais lugar para guardar os discos. A nossa coleção foi crescendo assim, sem querer. Quando assustamos, tínhamos 200.
      Beijos!

      April 17, 2016 at 12:22 pm
  • Reply Rhayanna

    Deixa eu te contar uma coisa, eheeh, li seu blog inteiro em um dia. Isso porque eu deveria estar escolhendo um tema para um ensaio da faculdade, mas tudo bem.
    Amei muito seu blog e sua escrita leve. Sem contar que me apaixonei por seus LPs e já quero começar minha coleção… Só consigo pensar “uma pena ter destruído os LPs da minha avó quando eu era adolescente para enfeitar meu quarto” snif. Adolescente não pensa mesmo.
    Minha bisavó tem uma vitrola guardada em algum lugar, já falei com o namorado para levarmos ela para arrumar para começarmos nossa própria coleção! <3 estou idealizando já o nosso apartamento com uma linda vitrola! heheeheh. Adorei suas indicações de onde comprar os LPs, e suas fotos são muito amor. Dá pra ver que são tiradas com muito carinho e amor! Você edita elas ou já saem assim mesmo? <333 Ah, também já fui viciada em WOW. Só que, porém, entretanto, não tenho mais tempo. A faculdade e o trabalho me consomem demais.
    Ah, e outra coisa que só reparei agora, só descobri seu nome quando vim ler os comentários… Senti um pouco de falta do "quem" kkkkkkkk, mas eu sou enjoada, não sirvo de base.

    Beijos e até logo!!

    April 20, 2016 at 11:04 am
    • Reply Izzy

      <3

      Que comentário mais lindo. Muito obrigada! Mas primeiro, vamos ver de qual lado você está para prosseguirmos: você é for the horde ou for the ally? Se você for da Aliança, pode voltar pra cidade planejada que alguns chamam de Stormwind e ficar por lá pescando. E se for humana e paladina: aí que eu não converso mesmo! Hahaha!

      Brincadeiras à parte, seja bem-vinda ao blog menos atualizado da internet. : )

      Pois é, o WoW consome muito tempo da nossa vida. É viciante, é apaixonante, mas a vida precisa de prioridades. Também deixei minha mage-blood-elf-linda de lado, há tempos não jogo, mas quando a vida acalmar (se isso acontecer) eu volto a jogar.

      Sobre os Lps: que legal que você quer começar a colecionar! Não tem nada melhor que chegar em casa depois de um dia ruim, botar um disco bom pra rodar e sentar toda esparramada no sofá. /// Infelizmente, pelo preço do dólar, está impossível comprar em lojas gringas. Em lojas nacionais também, mas se garimpar e souber o que tá comprando, você consegue encontrar algo que cabe no bolso. Vou tentar atualizar a lista de "onde comprar discos", pois descobri outras lojas bacanas por aí! ///

      Sobre as fotos: eu uso o Lightroom para editá-las. E obrigada pelos comentários, pois eu sou muito pessimista com as minhas fotos. Ah, e para as fotos que tiro com o celular: VSCO.

      Sobre o "quem": então, eu sou bem fechada, não gosto de falar muito sobre mim. Mas você tem razão! Vou atualizar o "Sobre" e colocar algumas informações da Izzy por lá! : )

      Anu belore dela'na!

      April 20, 2016 at 3:56 pm

    Leave a Reply