Follow me:

Ouro Preto das Ladeiras

Estive em Ouro Preto em janeiro desse ano. Estou postando as fotos com atraso (por motivos de: vergonha das fotos), mas até que veio a calhar. Hoje, dia 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes, o cara da foto abaixo.

Esse monumento fica na Praça Tiradentes, local onde a cabeça de Tiradentes foi exposta. Vamos recordar um pouco de História? Vamos! Em suma, Tiradentes foi o líder da Inconfidência Mineira, movimento que ocorreu no ano de 1789. Seu objetivo era buscar a independência do Brasil e lutar contra a exploração e opressão de Portugal. Tiradentes foi executado, esquartejado e partes do seu corpo foram expostas pelas vias que davam acesso ao estado de Minas Gerais. Dizem que a estátua foi colocada de costas para a antiga residência oficial do governador, de modo proposital.

Esse post começou um pouco pesado, mas, infelizmente, essa é a realidade da nossa História, uma realidade que Ouro Preto transpira. Ladeiras escorregadias, igrejas barrocas, minas, museus e o charme da arquitetura colonial representam algumas características dessa cidade que vale a pena visitar.

Como sou de Minas, já estive várias vezes em Ouro Preto. Essa visita valeu mais para o potange (sim, chamo meu marido de potange, não me perguntem o motivo! 😊) que não conhecia o lugar. Ah, parada obrigatória para um chá quentinho: teve, uai. O pão de queijo não saiu na foto, mas teve também e tava bão. (afff, essa coisa de escrever o sotaque é brega, não?)

Ficamos andando pela cidade, visitamos algumas igrejas e o Museu Casa dos Contos. Nesse Museu há uma senzala interna escavada no subsolo do casarão. É uma visita difícil. O coração fica pesado de ver tantas atrocidades cometidas, tantos absurdos. Saímos de lá em silêncio.

Para quebrar as cores: um pouco de preto e branco.

Para o retorno das cores: um pouco de detalhe na lata de lixo.

Bom feriado para vocês. E um abraço.

Previous Post Next Post

7 Comments

  • Reply Alê

    As fotos estão ótimas, não entendi o porquê da vergonha. Visitei Ouro Preto há uns dois anos e meio e achei a cidade uma graça. Infelizmente não tenho fotos pq o HD queimou e não tinha back up. Tenho quase certeza que fui nesse mesmo lugar tomar chá. E lembro perfeitamente da comida deliciosa do restaurante O Passo. Nessa mesma viagem fui para Inhotim e imagino que você tb já deve ter visitado.

    April 21, 2016 at 7:52 am
    • Reply Izzy

      Ei, Alê. Poxa, vindo de você é um grande elogio! Obrigada! *.* Eu sou muito crítica e bem negativa com as fotos que tiro. Nada está legal, nada está bom. Estou tentando mudar esse pensamento, mas é difícil.

      Caramba, seu HD não pode queimar. Imagino as fotos lindas que você tirou por lá. Que mundo injusto. Nunca fui nesse restaurante, mas olhei aqui na net e nosssaaaaa! Que lugar bonito!

      Acredita que não conheço Inhotim? Me arrependo de não ter tirado um diazinho pra ir lá enquanto morava em MG.

      April 21, 2016 at 5:23 pm
      • Reply Alê

        Sempre dá pra consertar esse erro. Sério, Inhotim é demais. Quanto ao restaurante, marido e eu gostamos tanto que voltamos no dia seguinte pra despedir pq era o último dia da viagem. Tomara que ele continue bom. MG é cheia de tesourinhos. Beijos.

        April 23, 2016 at 11:26 am
  • Reply Luiza

    Como assim vergonha das fotos? Que lugar mais maravilhoso! Tenho um grande arrependimento de não ter conhecido mais o resto do Brasil antes de ir embora, Ouro Preto sempre esteve na lista de lugares que queria visitar e agora tá no topo da lista.

    E só pra reforçar: tuas fotos ficaram lindas demais.

    April 22, 2016 at 11:29 am
    • Reply Izzy

      Ei, Luiza! (você voltou! yay!)
      Obrigada pelo comentário! Vou tentar ter menos vergonha das fotos agora.

      Ouro Preto é muito legal. Quando estiver por terras brasileiras, não deixe de visitar essas cidades mineiras. São um charme só!

      April 22, 2016 at 5:40 pm
  • Reply Rhayanna

    Bal’a dash, malanore!
    Hahahahaha,
    como assim você sente vergonha dessas fotos maravilhosas?
    Não deve nem pode, viu?
    Sou apaixonada por fotografia, mas preciso te confessar: tenho uma queda gigantesca pelo preto e branco. Que no caso foi muito bem empregado, não conheço Ouro Preto, mas acho que essas cidades histórias super combinam com preto e branco! ♥
    Bem, quando eu joguei, joguei na raça Draenei. Na classe dos Magos. Mas faz tanto tempo. Quando tiver férias vou desenterrar isso. Kkkkk.

    E outra coisa, nem vou falar pra você passar no meu blog, porque você ficaria com vergonha por mim das minhas fotos, kkkk mas acho que é uma maneira de acompanhar minha evolução. Acho que atualmente andei foi regredindo fotograficamente falando. Mas enfim, Izzy, estou aguardando o seu “about” kkkk e qual faculdade você cursou mesmo? Vi você falando a respeito de pós em algum dos seus posts e fiquei curiosa!

    Beijoss e um excelente final de semana!

    April 22, 2016 at 2:14 pm
  • Reply Izzy

    Oi, Rhayanna!

    Ufa, você era Draenei. É uma raça interessante, com uma lore muito bonita (mesmo sendo ally).

    Obrigada pelo comentário acerca das fotos! Vou ficar mais confortável para postar outras. Também adoro P&B! Alguns registros ficam melhores em preto e branco, como se a foto negasse cores.

    Vou passar no seu blog, sim. Não tenhas vergonha, vamos lutar contra isso! Manter um blog é positivo nesse aspecto: é uma maneira de acompanhar o nosso desenvolvimento, tanto na escrita quanto na fotografia (quando há).

    /hug e bom final de semana!

    April 22, 2016 at 5:52 pm
  • Leave a Reply