Follow me:

Menos Status, Mais Arte

Depois do acontecimento relacionado ao “manuel, foi pro céu”, fiquei pensando sobre o assunto e sobre uma possível finalidade da arte. Não quero discutir o que é arte ou não. Se tal autor é literatura de verdade ou não, se tal músico faz música de verdade ou não, se tal filme é sétima arte ou não. Essa não é a ideia aqui, e considero esse tipo de julgamento bastante subjetivo.

Para mim, há uma diferença enorme entre arte (pura e simples) e status. A arte nos liberta de todas as amarras, de todos os preconceitos, de todos os achismos mal calculados. Ler livros (seja qual for a vertente literária), escutar música (do blues do mississippi ao brit pop), ir num festival para ver os filmes do Godard, ou ir ao cinema para conferir o último lançamento da Marvel, deveria nos tocar de alguma forma. Deveria mexer com a gente, lá no âmago, sabe?

Com a arte, nós conseguimos ter uma pequena noção da grandeza do mundo. Entretanto, mesmo com esse efeito colateral da arte, nos deparamos com diversos arrogantes por aí. Com pessoas que usam a arte para se promover, usam a arte não para entender o outro, mas para se distanciar do outro.

Arte não é certificado, não é carro do ano, nem champagne caro para estourar no fim da festa. Não a utilize como status. Use-a como alimento para a sua alma. Apesar de sermos diferentes, como disse Tolstoi, a arte é um dos meios que une os homens. E concordo com ele. O mundo, todos os dias, já nos segrega demais. Vai querer usar a arte para fazer isso também? Vai querer usar o Miles Davis, ou o Monet na parede, para fazer o mesmo? Ah, faça-me o favor.

Enfim, sejamos felizes. E sejamos menos Ed Motta.

Previous Post Next Post

4 Comments

  • Reply Rita

    E sejamos menos Ed Motta sempre! Adorei o texto!
    Abraços!

    April 15, 2015 at 5:17 pm
    • Reply Izzy

      Obrigada, Rita! <3
      Abraços!

      April 16, 2015 at 9:22 pm
  • Reply Jade

    Gata, VOCÊ ME REPRESENTA!

    Eu e minha mãe falamos sore isso sempre! Até mandei o link pra ele.
    Adorei!

    April 21, 2015 at 12:44 am
    • Reply Izzy

      Jade, sua linda! Obrigada por passar aqui e deixar tanto carinho!

      <3

      April 22, 2015 at 12:15 am

    Leave a Reply