Follow me:

Fotografia Descomplicada

O meu interesse mais profundo pela fotografia, começou na era do Orkut. Isso mesmo! Eu tinha um enorme cuidado para escolher o avatar, e pesquisava bastante antes de trocar a foto. Tinha que ser algo que me representasse. Naquela época, conheci o trabalho de alguns fotógrafos, tais como: Roger Mayne, Gottfried Helnwein (o cara que pintou a menina do copinho de leite – ao lado), Robert Capa, Bressão (Henri Cartier-Bresson), entre outros. Desde então, o meu amor pela fotografia cresceu, e eu decidi buscar conhecimento sobre o assunto.

Eu sempre tive uma dificuldade danada com câmeras. Preciso aprender muito ainda, e preciso desenvolver mais a sensibilidade. Não quero ser profissional, não. Mas quero ter consciência do momento fotografado, da composição feita, dos sentimentos congelados. E eu nunca achava nada, livro ou documento, que explicasse a parte técnica sem ser profissional demais. Ou que explicasse a parte técnica, sem colocá-la num pedestal. Até que, num belo dia de inverno, ganhei esse livro do maridão, que me ajudou muito a entender sobre composição, luz, abertura, ISO, velocidade do obturador e outras coisinhas que não dependem do seu equipamento.

O livro “Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis”, do Henry Carrol, é muito bom para quem está começando, para quem já começou ou para quem nem quer começar, mas quer entender sobre fotografia. A ideia do livro, desde o início, é mostrar para o leitor que o importante é compreender o básico da parte técnica, praticar muito e valorizar os seus olhos.

Eu era do time que achava que fotografia era sinônimo de equipamento bom (tsc). Ainda bem que a gente evolui, né? Mais tarde, eu vi que o olhar, o sentimento e a percepção, eram os melhores equipamentos que alguém poderia ter. O conhecimento técnico auxilia na obtenção de melhores resultados, mas a sensibilidade não se compra em supermercado. Essa sensibilidade, geralmente, você tem e/ou desenvolve ao longo do tempo.

Eu gostei bastante do livro. Ele é simples, direto, barato, e está disponível na Saraiva, Cultura ou Submarino.

/hug e bons clicks por aí!

Previous Post Next Post

3 Comments

  • Reply BA MORETTI

    fiquei curiosíssima. e já bateu um amorzinho pela estética dele. já coloquei na lista aqui ♥

    September 4, 2015 at 2:15 pm
    • Reply Izzy

      que bom, Ba! acho que você vai gostar! não sei se vai te servir muito, pois você já tem/é o olhar, né!?

      September 4, 2015 at 7:41 pm
  • Reply Rhay

    amorzinho por esse livro ♥

    September 12, 2016 at 4:10 pm
  • Leave a Reply