Follow me:

Discos de Vinil: Onde Comprar

“You know, one of the tragedies of real life is that there is no background music.”
[Annie Proulx]

Música sempre vai ter um destaque especial na minha vida. É o combustível que me move, que me faz refletir sobre diversas coisas, que me faz parar um pouco para entender o que as sístoles e diástoles estão tentando me dizer. Em suma, é amor eterno.

Sabemos que, atualmente, o mercado da música está bem aquecido. E a cada dia que passa, observamos mais e mais pessoas optando pelos discos de vinil (ou LP: Long Play), pela turntable e pela melhor qualidade de áudio. É claro que tem muita modinha por aí e tem gente que só tem o disco por ter mesmo. Tem gente que tem uma turntable na sala, só para reforçar uma decoração vintage. Tem gente que tem uma turntable, mas nem se preocupa em arranjar um receiver ou uma caixa de som. Tem gente que pensa em tudo e fica horas procurando na internet por uma agulha melhor. Tem gente que paga caro para ter uma super Technics. O amor pelo disco de vinil pode assumir várias formas. O mais importante nisso tudo, é que a demanda está a crescer, a música está tendo o seu espaço na casa de alguns e isso é bom.

interpol

interpol 3

Apesar do LP ser algo que a vovó escutava, ele é mais atual que nunca. As bandas mais novas também estão apostando no formato de bolacha, e você pode encontrar de tudo por aí, basta pesquisar. E para ajudar um pouquinho, vou indicar alguns lugares que vão deixar a sua vida musical mais feliz! Bora?

♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫

Discogs

Discogs é uma base de dados de música. É um site bem organizado, com vários estilos musicais e formatos musicais (cds, discos de vinil, fita k7). Ele também funciona como um mercado livre musical, no qual a galera vende os produtos. Sim, você pode comprar por lá também. É possível encontrar produtos novos e lacrados, usados em bom estado (ou não) e discos raros. Eu uso bastante o Discogs, principalmente para ter noção do preço de um disco de vinil que eu queira no momento. Ah, você pode fazer uma lista com os discos que você tem (basta se cadastrar no site!), colocar produtos numa wishlist e por aí vai. Ainda não comprei pelo Discogs, mas é o primeiro lugar que visito para pesquisar a respeito.

Site: Discogs

vinyl

♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫

Amazon

A Amazon todo mundo já conhece! Lá tem muita coisa, né?! E música também, oras. Já comprei discos de vinil pela Amazon UK e não me arrependi. Tivemos que entrar em contato com a Amazon, pois os pedidos estavam demorando muito e o atendimento foi excelente (!). Demorou um pouquinho para chegar, mas valeu a pena, no final das contas.

Site: Amazon UK

vinyl 5

♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫

Locomotiva Discos

A Locomotiva Discos é uma loja brasileira, que além das lojas físicas espalhadas por São Paulo, tem também a lojinha online! Muitos álbuns que temos aqui em casa, são provenientes da Locomotiva Discos. A minha única reclamação a respeito da loja, é sobre a entrega dos pedidos. Eles mandam os discos de vinil sem proteção alguma. A maioria dos meus pedidos chegou com as pontas amassadas, bem amassadas. Eu mandei um e-mail comentando sobre o que estava acontecendo. Eles receberam bem a reclamação e sugestão, mas jogaram um pouco da culpa nos Correios. Sinceramente, não seria melhor pensar numa forma de proteger o produto, como várias outras lojas fazem, do que tentar achar um culpado? Apesar dessa crítica, a loja é boa e merece uma visita! Se você estiver em São Paulo, dá uma passadinha por lá e compre alguns discos!

Site: Locomotiva Discos

vinyl 3

♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫

Lojas Oficiais das Bandas

É sempre bom ficar de olho nas lojas oficiais das bandas que acompanhamos, e das gravadoras também. Uma promoção, uma edição limitada, um single bonitinho, um giveaway, sempre pode aparecer. O meu Fourteen Autumns & Fifteen Winters da Twilight Sad, é um exemplo. Sempre que posso, dou uma olhada na página do facebug das minhas bandas favoritas. Um belo dia, tinha um post na página da TS, falando sobre algumas unidades que sobraram do Record Store Day (2014). Eu virei a loka do F5 e consegui o meu! (facebook pode ser útil para alguma coisa)

vinyl 4

♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫

Feira de Discos/Feira do Vinil

Sim, feiras! As feiras de discos estão ganhando força e várias capitais já possuem a sua. Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, são alguns exemplos de cidades que abraçaram a feirinha. Vários expositores levam os seus produtos nessas feiras e você encontra muita coisa por lá. Mas é bom ficar de olho e ter noção do preço daquilo que você está comprando. Em Belo Horizonte, na feira que eu frequento, você encontra preços injustos e justos. Por isso, pesquise antes de sair gastando o seu suado dinheirinho.

vinyl 2

♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫

Amiguinho que Está Viajando

Nós sabemos que a coisa não tá legal em terras brasileiras. Não tá fácil comprar algo importado (impostos, oi, vocês estão aí?) e muitas lojas nem enviam para o Brasil. Por isso, se você tiver um amiguinho ou parente que esteja viajando, quem sabe ele não possa trazer aquele álbum para você?! Mas não faça como eu. Geralmente, eu faço uma lista para a minha mãe e ainda destaco os seguintes dizeres: TRAZ A LOJA. Isso é muito cruel e desequilibrado, não faça isso.

beonça

♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫

Cultura e Submarino

A Livraria Cultura também vende discos de vinil. Não sou muito fã dos preços praticados, mas tem coisa boa sendo vendida por lá (consegui o The White Birch da Codeine na Cultura, em Recife). Também já comprei pela Submarino, mas parece que eles pararam no tempo. Não atualizam o site, até hoje tem a seção “Os Melhores Álbuns 2013” e ponto. Não vi novidades por lá ainda, nem sei se esse “departamento” avançou. Mas olha lá, talvez tenha algo que lhe apeteça.

Sites: Cultura e Submarino

vinyl 6

♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫

De forma geral: pesquise e se informe. Não tenha medo de garimpar! Tente descobrir lojas espalhadas pelo Brasil. Marque na agenda o dia e o local  das feiras, vá e seja feliz. Ah, e escute muita música!

Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply